Retomando meu espaço depois de tanto tempo.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Eu Odeio Natal

Tem época mais chata no ano? Não. Falemos sério. Natal só é legal pra criança. Crianças tiram férias da escola, ganham presente, se encontram com primos nas comemorações, enquanto os adultos que se estapeiam o ano todo estão alegremente confraternizando em volta da mesa comendo aquele panetone horroroso cheio daquilo que chamam "frutas cristalizadas", aquele peru que mais parece um frango assado gigante regado a um molho agridoce de abacaxi não menos horroroso, aquela farofa com uva-passa, tudo muito regado à Sidra Cereser.

Shoppings, praias, estradas. Tudo fica um inferno. Aquela multidão torrando o único dinheiro extra que pinga no ano (o famigerado 13º) com presentes pra pessoas que nem conhecem direito, por pura e simples "educação". Papo comum de Natal: "fulana filha da sicrana vai passar o Natal na casa da mamãe. Fica chato não dar presente. Que será que eu compro pra ela, eu nem conheço direito....". TV então, nem se fala! Tudo é Papai Noel, a programação toda muda. Aqueles mesmos filmes de sempre, contando histórias engraçadinhas de coisas aprontadas no Natal, geralmente com crianças pestes como o Kevin de "Esqueceram de Mim". Didi, Xuxa, Roberto Carlos e a Missa do Galo todo ano igual. Crianças de férias.... McDonald's lotado e aquela criançada berrando sem parar porque quer o brinquedo do Mc Lanche Feliz.

Festa da hipocrisia, eu chamo. As pessoas passam o ano todo se xingando, sem se falar, dando claras demonstrações de antipatia, mas na hora da ceia estão lá trocando carinhosos presentes comprados com tanto "amor" um pro outro. Lembrancinhas simples, costumam dizer. Pra na manhã do dia seguinte estarem se estapeando outra vez...

Comida de Natal é um horror! Nozes, rabanada cheia de canela, frutas cristalizadas, como citei acima, Chester, panetone, bacalhau que custa uma fortuna. Alguém pode me explicar porque que comida de Natal é sempre tão seca? Qual o preconceito com o feijão nessa ceia, gente? Arroz, farofa e aquela carne ressecada de peito de peru entalam na garganta! Não há Sidra Cereser e espumante que faça aquilo não se transformar em cimento dentro do estômago! E a sobremesa? Aquele pudim chinfrim de ameixa. É, porque só ameixa pra fazer aquela comida seca não sair ardendo no dia seguinte...

E a trilha sonora? Gente... eu não suporto mais Simone!!! Será que só tem esse cd de Natal pra tocar? Onde a gente vai tá tocando o mesmo cd! É no shopping, na rua, no taxi, no ônibus, na TV, no elevador, no cabeleireiro, na Americanas..... CHEEEEEEEGA!!!!!

Papai Noel é um capítulo à parte. Calor de 40ºC e aquele personagem barbudo vestido com bota, gorro, casaco e calça comprida. Dá até aflição aquela cena! Eu confesso, escrevi muitas cartinhas, mas depois que cresci pensei: porque nunca adaptaram a vestimenta desse característico personagem pro calor que faz aqui abaixo da Linha do Equador? Tudo bem que na Lapônia tá fazendo um frio de matar, mas o velhinho podia carregar uma malinha e trocar de roupa quando viesse presentear a criançada por aqui, não é?

Se tratando do Rio de Janeiro, a árvore de Natal de pinheiro, podia se transformar numa bananeira, muito mais original. Onde que tem pinheiros nativos aqui? Mais fácil achar uma bananeira. Aliás.... por que colocar cerejas na mesa da ceia e não um belo cacho de bananas?

Sinceramente o melhor do Natal, pra mim, é o chocotone. De resto, ODEIO.

Pra homenagear esta data tão, digamos, FOFA, escolhi o vídeo abaixo do Massacration. FELIZ NATAL. Ou não.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que gostou, o que pensa. Se não gostou, reclame! Obrigada por me visitar!